
Duas das principais forças do futebol mundial, Itália e Uruguai se enfrentam em amistoso nesta terça-feira, 15, em Roma. De folga na rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, o time celeste viaja até a velha bota levando a nova estrela Luís Suarez na bagagem.
ITÁLIA X URUGUAI - INIMIGOS ÍNTIMOS
Por Lucas Valério
Elas nunca se enfrentaram em uma final de Copa do Mundo, mas desde a primeira, disputada na casa uruguai em 1930, são conhecedores da força um do outro. Nos quatro primeiros mundiais, apenas Itália e Uruguai levantaram a falecida Jules Rimet, com duas taças para cada. Depois vieram Alemanha e Brasil, e posteriormente Argentina, Inglaterra, França e recentemente a Espanha, mas um dia, o futebol era separado apenas pelo tom da cor azul.
Azzurra, a Itália seguiu grande, venceu em 1982 e em 2006 e chegou a quatro títulos. A celeste parou no tempo, mas com a quarta colocação em 2010 na África do Sul ganhou moral e consequentemente veio a Copa América conquistada em 2011. Fortes, as seleções vivem bons momentos e duelam nesta terça no estádio Olimpico, de Roma a partir das 16h45.
Para o duelo, o Uruguai terá como veneno o fato de algumas peças atuarem na Lega Calcio. Entre os titulares, porém, apenas Edinson Cavani joga na Série A. O atacante do Napoli foi vice artilheiro do Campeonato Italiano em 2010/2011 com 26 gols e é a grande arma em seu clube. No gol, Muslera também pode dizer que é conhecedor do futebol na velha bota, já que por quatro temporadas defendeu a meta da Lazio. Além desta arma, outra alternativa para derrubar os anfitriões era Luís Suarez. O jovem atacante do Liverpool, da Inglaterra balançou as redes do Chile pelas Eliminatórias para a Copa de 2014 por quatro vezes na sexta-feira e ganhou os noticiários pelo mundo, mas com dores, será poupado do amistoso.
Para a partida, o técnico Oscar Tabarez não terá os atacantes Diego Forlán (Internazionale de Milão) e Abel Hernandez (Palermo), bem como meio-campistas Alvaro Fernandez e Walter Gargano (Napoli). Ou seja, três desfalques atuam na Itália e podem ser valiosos mesmo fora de campo. A cerca dos problemas, Maximiliano Pereira deve voltar ao time depois de estar suspenso contra o Chile.
Na Itália, que venceu a Polônia por 2x0 fora de casa em amistoso realizado no sábado, 12, o destaque é Mario Balotelli. Vivendo grande fase no Manchester City, o centroavante fez um dos gols contra o time polaco e está confirmado no ataque por Cesare Prandelli. O treinador italiano ainda não terá Antonio Cassano, recuperando-se de uma cirurgia cardíaca e Giuseppe Rossi, afastado devido a uma grave lesão no joelho, podendo até mesmo perder a Eurocopa de 2012. E para fechar, Sebastian Giovinco, do Parma,está teve uma lesão muscular diagnosticada. Assim, Pazzini, da Inter, que fez o outro gol na vitória de sábado segue como titular.
FICHA TÉCNICA - ITÁLIA X URUGUAI
ITÁLIA: Buffon; Abate, Ranocchia, Chiellini e Criscito; De Rossi, Pirlo, Marchisio e Montolivo; Balotelli e Pazzini. Técnico: Cesare Prandelli
URUGUAI: Muslera; Caceres, Godin, Lugano e Alvaro Pereira; Gonzalez, Perez, Arevalo e Ramirez; Suarez e Cavani. Técnico: Oscar Tabarez
ITÁLIA: Buffon; Abate, Ranocchia, Chiellini e Criscito; De Rossi, Pirlo, Marchisio e Montolivo; Balotelli e Pazzini. Técnico: Cesare Prandelli
URUGUAI: Muslera; Caceres, Godin, Lugano e Alvaro Pereira; Gonzalez, Perez, Arevalo e Ramirez; Suarez e Cavani. Técnico: Oscar Tabarez
Blogger Comment
Facebook Comment