Três anos depois Barcelona e Athletic decidem mais uma Copa do Rei

http://ep00.epimg.net/deportes/imagenes/2012/05/23/videos/1337801416_414293_1337802807_noticia_fotograma.jpg

Por Lucas Valério

Maiores vencedores da história da Copas, na Espanha, Barcelona e Athletic Bilbao fazem a final da Copa do Rei 2011/2012 nesta sexta-feira, 25, no estádio Vicente Calderón, em Madrid. A partida que terá início às 17h00 (horário de Brasília), é a segunda final entre os clubes nos últimos quatro anos. Em 2009, já sob o comando de Pep Guardiola, o Barça fez 4 a 1 no time basco e faturou uma Copa do Rei após 10 anos de jejum. Já a seca do Athletic dura 28 anos, já que não vence o torneio desde 1984, quando bateu justamente o Barcelona. No total, o time blaugrana tem 25 troféus, enquanto os bascos 23.

Agora, o ciclo Guardiola será encerrado justamente contra o time bilbaíno e ninguém na Catalunha quer deixar o clima de festa pelo treinador ser dissolvido. Para a partida o técnico terá que fazer algumas mudanças na defesa, já que Daniel Alves e Carles Puyol estão lesionados, além Eric Abidal, que há dois meses desfalca a equipe devido a uma cirurgia no fígado. Com isso, Gerard Piqué e Javier Mascherano formarão o miolo de zaga, com o jovem Montoya entrando na lateral direita. No ataque, David Villa é a única baixa, já que Thiago Alcântara e Alexis Sanches estão liberados pelo departamento médico culé.

No Athletic não há preocupações com lesões e o único desfalque poderia ser o meio campista Ander Iturraspe. Gripado, o jogador retornou aos poucos nos treinamentos da equipe basca e será confirmando pelo técnico Marcelo Bielsa.

Vaias ao hino pode suspender final

A final desta sexta tem um polêmica que ultrapassa a mera discussão desportiva. Depois de os adeptos bascos e catalães ameaçaram vaiar o hino espanhol no estádio Vicente Calderón, repetindo o ato de 2009, a presidente da Comunidade Autônoma de Madrid, Esperanza Aguirre, garantiu que o jogo entre Athletic Bilbao e Barcelona será suspenso se o fervor independentista se sobrepuser ao hino nacional espanhol.

“O ultraje à bandeira e ao hino é um delito e está previsto no Código Penal. Na minha opinião, a final deve ser interrompida se houver vaias ao hino. É preferível realizar o jogo em outra ocasião e à porta fechada. A final é um duelo nacional, espanhol. Se os adeptos quiserem protestar, o jogo não se realiza”. As duras afirmações causaram espanto e mal-estar em todos os cantos da vida política espanhola. O problema é saber até que ponto a senhora Esperanza Aguirre terá capacidade de passar à prática a sua teoria ideóloga.

Números e curiosidades

TÍTULOS

Barcelona - 25 títulos
Athletic Club de Bilbao - 23 títulos
Real Madrid - 17 títulos
Atlético de Madrid - 9 títulos
Valencia - 7 títulos
Real Zaragoza - 6 títulos
Espanyol - 4 títulos
Sevilla - 4 títulos
Real Unión de Irún (y Racing de Irún) - 4 títulos
Real Betis - 2 títulos
La Coruña - 2 títulos
Real Sociedad - 2 títulos
Arenas Club de Getxo - 1 título
Mallorca - 1 título

# O Athletic Bilbao está sem vencer há cinco jogos somando todas as competições.

# Já o Barcelona está em uma corrida de cinco jogos invictos em todas as competições, sendo três vitórias e dois empates. O problema é que uma dessas igualdades foi a eliminação para o Chelsea no fatídico 2 a 2 no Camp Nou.

# Los Leones, que terminaram em 10 º em La Liga, já garantiu pelo menos a vaga na fase de qualificação da próxima Liga Europa com a chegada à final, mas se ganharem a Copa, vão direto para a fase de grupos.

ATHLETIC BILBAO

Iraizoz
Iraola, Martinez, Amorebieta, Aurtenetxe
De Marcos, Iturraspe, Herrera
Susaeta, Llorente, Muniain
BARCELONA

Pinto
Montoya, Pique, Mascherano, Adriano
Xavi, Busquets, Iniesta
Fabregas, Messi, Alexis
Share on Google Plus

About Lucas Valério

    Blogger Comment
    Facebook Comment