Portuguesa vence ASA e dispara rumo ao acesso

Portuguesa superou ASA por 2 a 0 nesta terça-feira. Foto: Ale Cabral/Futura Press
A Portuguesa recebeu o ASA no Estádio do Canindé, nesta terça-feira, e venceu por 2 a 0. O placar magro da partida válida pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro poderia ter sido mais amplo, se não fosse a grande atuação do goleiro Gilson, da equipe visitante, que fez diversas defesas importantes ao longo do duelo. Com o resultado a equipe paulista chegou a 57 pontos e disparou ainda mais na liderança, já que seus principais concorrentes tropeçaram na rodada (a Ponte Preta e o Náutico foram derrotados e o Americana empatou). Dessa forma, a Portuguesa está oito pontos à frente da vice-líder Ponte Preta. Além disso, equipe completa a sua 11ª partida consecutiva sem perder no Nacional. Ao todo, foram cinco vitórias e seis empates.

Já o ASA, em posição intermediária na tabela, estaciona nos 37 pontos e vê a sua série invicta terminar. Nas últimas quatro rodadas, o time alagoano havia vencido dois jogos e empatado outros dois. Na próxima rodada da Série B, a Portuguesa visitará o Salgueiro, na Ilha do Retiro, às 20h30 (de Brasília) de sexta-feira. No mesmo dia e horário, o ASA enfrentará o Paraná, na Vila Capanema.

O jogo
Líder absoluta da Série B, a Portuguesa dominou o primeiro tempo e criou boas chances para abrir o placar. No entanto, o time paulista esbarrava na grande atuação do goleiro Gilson. Aos 3min, Henrique arriscou de fora da área e o arqueiro do ASA já fez a primeira de muitas intervenções durante a etapa inicial. Nove minutos depois, Gilson praticou uma ótima intervenção após cabeceio de Ananias. O time visitante, por sua vez, mostrou o motivo de estar há quatro jogos sem perder e assustava nos contra-ataques. Aos 20min, Chiquinho Baiano chutou de fora da área e mandou à direita da meta.

No entanto, a equipe rubro-verde era quem criava as melhores chances ao longo da etapa inicial. Aos 23min, Ananias cruzou da direita, Ananias cabeceou e Gilson defendeu com a ponta dos dedos. Aos 39min, Henrique acerou um belo chute de fora da área e parou em outra grande defesa do arqueiro adversário. Assim, apesar da superioridade do time da casa, o goleiro Gilson assegurou o empate por 0 a 0 durante os primeiros 45 minutos.
Se no primeiro tempo a equipe rubro-verde não conseguiu superar o arqueiro adversário, na segunda etapa a história foi diferente. Após boa troca de passes, Henrique recebeu ótima assistência de Luís Ricardo e tocou na saída do arqueiro adversário para abrir o marcador, aos 2min.

Após o gol, a Portuguesa viu o ASA sair mais para o jogo e, assim, o duelo passou a ser equilibrado, com os dois times alternando investidas ao campo de ataque. Aos 4min, Guilherme arriscou de fora da área e Gilson mandou para escanteio. Treze minutos depois, Reinaldo Alagoano desviou cruzamento de cabeça e mandou para fora, levando perigo.
Nesse panorama, a equipe paulista chegou ao seu segundo gol. Após falta cobrada da esquerda, Rogério aproveitou erro da zaga adversária e, na pequena área, completou para as redes, dando números finais ao marcador.

GUARANI 3 X 1 NAÚTICO

Marcelo Macedo, duas vezes, e Felipe foram os autores dos gols do Guarani
Em jogo válido pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Guarani venceu o Náutico por 3 a 1, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Com a vitória de virada, o time campineiro se afastou da zona de rebaixamento e alcançou a 11ª posição.
O primeiro tempo teve domínio pernambucano. A equipe visitante, liderada por Eduardo Ramos, concentrava suas jogadas pela esquerda, com Jeff Silva. Já o Guarani abusava do chuveirinho.
Porém, mesmo melhor no jogo, precisou o artilheiro do campeonato aparecer para o Náutico abrir o placar. Sumido no jogo, o atacante Kieza aproveitou o cruzamento de Derley, aos 35min, e fez seu 16º gol na competição, dois a mais que Ricardo Jesus, o segundo na tabela de artilheiros. Com a desvantagem no marcador, o time da casa acordou no intervalo e voltou muito melhor que o rival. Logo aos 8min, em jogada de escanteio, Marcelo Macedo dominou a bola e chutou no canto esquerdo, empatando a partida. Aos 15min, em nova bola cruzada, desta vez por Chiquinho, Marcelo Macedo finalizou forte, virando o placar para o Guarani.
Explorando os contra-ataques, o clube campineiro ampliou o placar aos 30min. Denilson fez bela jogada pela direita e passou para o meia Felipe, que apenas tocou para o fundo da rede.
Com o resultado, o Guarani subiu duas posições e chegou a 37 pontos. Já o Náutico permanece com 48, caindo para a quarta posição. Na próxima rodada o time pernambucano enfrenta o Icasa nos Aflitos, no sábado. No mesmo dia, a equipe campineira enfrenta o ABC, em Natal.

SALGUEIRO 0 X 1 BOA ESPORTE
Equipe mineira vê a oportunidade de subir para a Série A cada vez mais real

Confirmando a excelente fase que vive na Série B do Campeonato Brasileiro, o Boa EC não tomou conhecimento do Salgueiro, nesta terça-feira, no Estádio dos Aflitos, e superou os donos da casa por 1 a 0, gol marcado pelo meia Ramon. Com o resultado, o clube chega a 45 pontos e vê cada vez mais perto a possibilidade de atingir o G-4. Já o Salgueiro continua na zona de rebaixamento, em 19º, com 25 pontos. Na sequência do Campeonato Brasileiro, o Boa EC terá um compromisso contra o Americana, no Estádio Dilzon Melo, em Varginha. O Salgueiro, por sua vez, segue na luta contra o rebaixamento e vai receber a líder Portuguesa, na Ilha do Retiro, em jogo marcado para a próxima sexta-feira.
Mesmo atuando fora de casa, o Boa EC começou a partida tomando as rédeas e criando as principais jogadas ofensivas. Aos poucos, os donos da casa, começaram a sair para o jogo, mas encontraram dificuldades com a defesa adversária, a menos vazada do campeonato. Aos 17min, o meia do clube mineiro Ramon recebeu assistência perfeita do avante Jheimy e não perdoou o time pernambucano, abrindo os trabalhos nos Aflitos. O Salgueiro ainda tentou reagir, mas foi para o intervalo atrás do palcar. Na volta para a etapa complementar, o Salgueiro apresentou uma postura mais agressiva, mas deu espaços para os mineiros. Aos 3min, em contra-ataque em alta velocidade, Jheimy quase ampliou para a equipe boveta, mas a defesa do Carcará salvou quase em cima da linha. Após os 15 minutos protocolares de pressão dos donos da casa, o time do técnico Nedo Xavier passou a cadenciar a partida, tentando frear o ímpeto do Salgueiro, e aguardando o erro dos adversários para matar o jogo.
Com o Salgueiro tentando de todas as formas igualar o marcadore o Boa se defendendo com eficiência e tentando surpreender nos contra-ataques, a partida se desenvolveu até o apito final do árbitro cearense Francisco Assis Almeida Filho.

SPORT 1 X 3 SÃO CAETANO

Azulão atrapalha pernambucanos, mas segue na degola
O São Caetano deu tudo de si e acabou superando dois adversários duros na noite desta terça-feira, na Ilha do Retiro. O primeiro foi o Sport, batido por 3 a 1, o outro foi a força da torcida rival, que tentou pressionar, mas viu o time do ABC ter maior posse de bola e dominar o adversário fora de casa. Eficiente, o time paulista conseguiu abrir dois a zero ainda no primeiro tempo, com dois gols do inspirado Artur. Na segunda etapa, influenciado pelos adeptos, o Sport diminuiu. No entanto, o ímpeto não foi suficiente para impedir Nunes de fazer o terceiro gol e deu números finais à partida desta terça-feira.

Com o resultado, o São Caetano chegou aos 33 pontos, e segue na 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento. Por outro lado, o Sport caiu para a sexta colocação, com 43 pontos somados. Na próxima rodada, o São Caetano enfrenta o Vila Nova, em casa. Já o Sport, viaja até São Paulo e terá um jogo de seis pontos contra a Ponte Preta.

CRICIÚMA 3 X 1 ABC-RN

Vitória aproxima tigre do G-4
O ABC bem que tentou, mas não foi páreo para o Criciúma nesta terça-feira. No sul do país, os catarinenses levaram a melhor por 3 a 1, em partida válida pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, disputada no Heriberto Hulse. Com o resultado positivo, o clube de Santa Catarina foi aos 41 pontos, permanecendo distante do G-4, enquanto o time do Rio Grande do Norte estacionou nos 36.

O próximo compromisso dos comandados do técnico Márcio Goiano será contra o Goiás. Já a equipe potiguar buscará a reabilitação diante do Guarani, no Estádio Frasqueirão.
Em uma jogada rápida pela direita, Fábio Santana cruzou rasteiro e o zagueiro Leonardo, tentando cortar, mandou para seu próprio gol: 1 a 0 Criciúma. O ABC-RN esboçou uma reação na segunda etapa, mas, logo aos oito minutos, o time catarinense armou um contra-ataque rápido e a bola sobrou para Doriva mandar para o fundo do gol.

Contudo, quando o jogo parecia resolvido, Pio acertou uma pancada de falta, estufou as redes adversárias e recolocou o clube potiguar no confronto, mas não por muito tempo. Aos 26min da segunda etapa, Schwenck converteu penalidade e fechou o placar.

CLASSIFICAÇÃO








1
Portuguesa
57








2
Ponte Preta
49








3
Americana
48








4
Náutico
48








5
Boa Esporte
45








6
Sport
43








7
Bragantino
42








8
Criciúma
41








9
Vitória
40








10
Paraná
37








11
Guarani
37








12
Barueri
37








13
ASA
37








14
ABC
36








15
Icasa
35








16
Goiás
33








17
São Caetano
33








18
Vila Nova
29








19
Salgueiro-PE
25








20
Duque de Caxias
12









Com informações do Portal Terra
Share on Google Plus

About Lucas Valério

    Blogger Comment
    Facebook Comment