
Por Lucas Valério - A 28ª rodada da Bundesliga Alemã começou nesta sexta-feira, 30, com o Borussia Dortmund confirmando sua liderança, mas perdendo a chance de aumentar ainda mais a vantagem no topo. isso porque em uma partida maluca, com oito gols, o time de Jurgen Klopp permitiu uma viarada para 2x3 ao Stuttgart, desvirou para 4x3, mas nos acréscimos do segundo tempo sofreu o gol de empate que fez a diferença para o Bayern de Munique aumentar para seis pontos. Porém agora com 63 pontos, o time do Vale do Rurhpode ver o vice-líder Bayern de Munique, que neste sábado enfrenta o Nuremberg no clássico da Baviera, diminuir a vantagem pata três.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve como único dono o Dortmund. Logo no primeiro minuto a sensação japonesa Shinji Kagawa arriscou de fora da área e assutou o goleiro Sven Ulreich. Três minutos depois o mesmo Kagawa recebeu passe de Ilkay Gundogan, matou no peito e dentro da pequena área fuzilou o arqueiro do Stuttgart, que fez grande defesa. Aos 18 minutos os visitantes tiveram a melhor chance na etapa inicial, quando Julian Schieber recebeu lançamento e cara-a-cara com o goleiro Weidenfeller chutou por cima do gol.
O lance não assustou os anfitriões, que dois minutos depois quase marcou. Lewandowski driblou Georg Niedermeier na entrada da área, passou também pelo goleiro Ulreich, mas quando chutou o próprio Niedermeier salvou de cabeça, encima da linha. Aos 23 mais uma chance para o time amarelo. Cruzamento da direita e arremate no travessão de Großkreutz. O gol parecia questão de tempo e aos 33 minutos se confirmou nos pés daquele que é atualmente o principal jogador do atual campeão alemão. Schmelzer cruzou da esquerda, Kehl ajeitou de cabeça e Kagawa, com o pé-direito e dentro da pequena área fuzilou para fazer 1x0. O gol premiou a equipe que mais buscou o ataque no primeiro tempo e que quase ampliou aos 40 minutos quando o turco Gundogan chutou de fora da área, mas para fora.

SEGUNDO TEMPO
As duas equipes retornaram sem mudanças para a etapa final. Sem mudanças mesmo! O Borussia seguiu na pressão e logo no segundo minuto Lukasz Piszczek recebeu livre pela direita e dentro da área chutou forte, mas na trave de Ulreich. Porém uma coisa mudou na etapa complementar. O gol dos donos da casa não demorou tanto para sair. Aos três minutos, na pressão borussiana, Hummels acertou lançamento de longa distância da esquerda para a direita. A bola caiu nos pés do polonês Kuba Blaszczykowski que de direita finalizou com precisão, fazendo 2x0. O gol deixou o Borussia empolgado e aos nove minutos Lewandowski recebeu grande passe de Kagawa, ajeitou o corpo e arrematou com perigo, por cima do gol.
VIRADA MALUCA
Aos poucos o Borussia foi caindo de produção, ficando relaxado em campo. O Stuttgart percebeu e cresceu no jogo. Aos 14 minutos Ibisevic cabeceou por cima da meta de Weidenfeller, lance que se repetiu aos 21 minutos, quando o atacante bósnio mandou testada muito próxima à meta do líder da Bundesliga. Os lances de Ibisevic assustaram a torcida amarela, mas foi um chute de Willian Kvist aos 18 minutos que fez tremer a trave direita do arqueiro do time de Dortmund.
A pressão dos visitantes aos poucos acordou o time anfritrião, que aos 23 minutos quase marcou com Kuba, mas foi realmente o Stuttgart quem encontrou o gol. Aos 25 minutos, Gentner lançou na área, Niedemeier ajeitou de cabeça e Ibisevic mandou para as redes. 2x1. Era tudo o que o Stuttagart precisava para atordoar de vez o líder. Pressionando a saída de bola, o time do técnico Bruno Labbadia encontrou os espaços para uma virada espetacular. Aos 31 minutos um balão para o ataque, um toque de Ibisevic e Shieber recebeu na cara de Weidenfeller, driblou o goleiro e de carrinho empatou. 2x2. Pronto, o gigante estava perdido e o penetra foi para dentro. Dois minutos depois, mais uma vez ele, Shieber recebeu passe de Kuzmanovic pela esquerda e num petardo virou o jogo. Inacreditável, silêncio no Signal Iduna Park.

BORUSSIA ACORDA E DESVIRA
A virada derrubava um tabu de oito anos do Borussia sem perder em uma sexta-feira pela Bundesliga. Tambpem quebrava uma sequencia de 21 jogos sem derrota do time negro e amarelo no atual torneio. Foi aí qu eo líder acordou. Primeiro, aos 34 minutos, Lewandowski chutou forte da entrada da área, mas o chute desviado foi para fora. Mas dois minutos depois não teve jeito. Hummels ajeitou, caiu para o meio e arrematou com muita categoria. 3x3.
Com o gol sofrido o Stuttgart recuou e chamou de forma indevida o líder para dentro de sua área. Aos 40 minutos, mais uma vez o artilheiro Lewandowski driblou o goleiro e teve o gol impedido por Niedemeier, encima da linha. Mas na cobrança de escanteio, e Perisic, que entrara na vaga de Kagawa, chutou de primeira e fez um golaço. Virada sensacional, 4x3 e liderança mantida e ampliada de forma heróica no Signal Iduna Park?! Não!
EMPATE NO FIM
Quando o time de Jurgen klop vibrava com a vitória, o Stuttgart foi para cima e após um bate-rebate na área, Gentner driblou a marcação e encheu o pé para fazer 4x4 aos 47 minutos. Jogaço, empate em Dortmund e vibração na Baviera, onde o Bayern de Munique secou, e secou muito bem o rival na corrida pela taça da Bundesliga.
FICHA TÉCNICA - Borussia Dortmund 4 x 3 Stuttgart
Local: Signal Iduna Park, em Dortmund (Alemanha)
Arbitragem: Michael Weiner
Gols: Primeiro tempo: Shinji Kagawa (Borussia Dortmund) - 32'
Segundo tempo: Kuba Blaszczykowski (Borussia Dortmund) - 3', Ibisevic (Stuttgart) - 26', Julian Schieber (Stuttgart) - 31', Julian Schieber (Stuttgart) - 33', Mats Hummels (Borussia Dortmund) - 36', Ivan Perisic (Borussia Dortmund) - 41' e Christian Gentner (Stuttgart) - 46'.
Cartões: Robert Lewandowski (Borussia Dortmund) - 38' - Segundo tempoIvan Perisic (Borussia Dortmund) - 42' - Segundo tempoKuzmanovic (Stuttgart) - 8' - Segundo tempo
BORUSSIA: Weidenfeller; Lukasz Piszczek, Neven Subotic, Mats Hummels e Marcel Schmelzer; Ilkay Gundogan (Sven Bender), Sebastian Kehl, Kuba Blaszczykowski e Shinji Kagawa (Ivan Perisic);sai Kevin Großkreutz (Lucas Barrios) e Robert Lewandowski. Técnico: Jürgen Klopp
STUTTGART: Sven Ulreich; Sakai, Maza, Georg Niedermeier e Arthur Boka (Cristian Molinaro); William Kvist, Zdravko Kuzmanovic e Tamás Hajnal (Christian Gentner); Martin Harnik, Julian Schieber (Mamadou Bah) e Ibisevic. Técnico: Bruno Labbadia
_________________________________________________________________
Confira como será a 28ª rodada da Bundesliga
Sexta-feira, 30 de março
FINAL - Borussia Dortmund 4 x 4 Stuttgart
Sábado, 31 de março
10h30 - Nuremberg x Bayern de Munique
10h30 - Kaiserslautern x Hamburgo
10h30 - Werder Bremen x Mainz 05
10h30 - Bayer Leverkusen x Freiburg
10h30 - Augsburg x Colônia
13h30 - Hertha Berlim x Wolfsburg
Domingo, 1 de abril
10h30 - Hannover 96 x Borussia Mönchengladbach
12h30 - Hoffenheim x Schalke 04
Blogger Comment
Facebook Comment