
Só a vitória interessava para a anfitriã Polônia diante da República Tcheca, neste sábado, na rodada que definiu os dois classificados do Grupo A às quartas de final da Eurocopa 2012. O gol marcado por Jirácek, no entanto, deu um banho de água fria nos anfitriões poloneses e, com vitória por 1 a 0, no Estádio Municipal de Wroclaw, os tchecos garantiram a liderança do grupo e a vaga na fase final da competição.
Com o resultado, a República Tcheca chegou a seis pontos conquistados - que garantiram a liderança isolada do grupo. Agora, o time do técnico Michal Bílek espera a definição do Grupo B (com Alemanha, Portugal, Dinamarca e Holanda) para conhecer seu adversário nas quartas. O duelo será na próxima quinta, contra o segundo colocado do grupo rival. A Polônia, com dois empates e uma derrota, termina com somente dois empates e dois pontos ganhos, na lanterna do grupo – já que, no outro jogo deste sábado, a Grécia surpreendeu a Rússia, venceu por 1 a 0, e ficou com a segunda vaga nos critérios de desempate.
Czech Republic vs Poland 1:0 MATCH HIGHLIGHTS por maidb7abc
O JOGO - Precisando desesperadamente da vitória para conseguir a vaga nas quartas diante de sua torcida, a Polônia tomou a iniciativa do jogo. Logo no primeiro minuto, Obraniak cobrou falta da direita e a defesa tcheca afastou mal. O volante Dudka emendou uma bicicleta mas, mal posicionado, mandou a bola perto trave esquerda de Cech. Aos 9, a zaga voltou a falhar e Lewandowski ganhou na corrida – no chute, entretanto, desequilibrou-se e bateu para fora, na cara do goleiro. Com a chuva castigando Wroclaw, o jogo teve uma primeira etapa aberta e com grande movimentação das duas equipes. O nervosismo, no entanto, não atrapalhava só os poloneses, e a República Tcheca também desperdiçou boa chance de abrir o placar. Pilar, livre, pegou rebote de Selassie, mas furou feio e cedeu a posse de bola. O campo molhado dificultava a vida dos goleiros e, aos 21 minutos, Boenisch bateu de longe e quase surpreendeu Cech.
Enquanto a República Tcheca tentava chegar pelas laterais, a Polônia abusava das jogadas pelo meio e o ritmo do jogo caiu a partir da segunda metade do primeiro tempo. As chances claras de gol diminuíram quando os tchecos equilibraram a posse de bola, e a melhor oportunidade depois dos 25 minutos saiu com Plasil, novamente, aos 38: de longe, ele bateu mas escorregou e Tytob ficou com a bola em dois tempos. Com a vitória parcial da Grécia sobre a Rússia no outro jogo da chave, a República Tcheca sabia que estaria sendo eliminada se o panorama permanecesse o mesmo e começou a segunda etapa atacando mais. Ainda assim, a falta de Rosicky era sentida e os donos da casa sofriam poucos sustos. Aos oito minutos, Limbersky recebeu em velocidade pela esquerda e bateu à direita do gol polonês.

Selassie, pela ala direita dos tchecos, era sempre acionado, mas o último passe era um problema e, apesar da vontade das duas seleções, o nível do jogo caiu. Cech praticamente não trabalhava, mas Tytob tomou grande um susto aos 18 minutos. Em cobrança de falta levantada na área por Plasil, Sivok cabeceou a queima-roupa e o goleiro polonês socou para longe, tirando o perigo “no susto”. A pressão dos tchecos aumentou e Polônia parecia perdida, sem posse de bola e nem aproveitando os contra-ataques. Minutos depois da primeira boa chance, Baros recebeu passe de Jiracek na meia esquerda, cortou e chutou firme no canto direito. Tyton agarrou e, desta vez, não deu rebote. O gol era questão de tempo: aos 26 minutos, a Polônia perdeu a bola no campo de ataque, Baros, tocou na medida para Jirácek, que teve tempo de dominar e chutar cruzado para abrir o placar.
Apesar da animação dos poloneses, que não pararam de incentivar, os tchecos chegaram perto de ampliar. Já nos minutos finais, no entanto, não restava outra alternativa que não o ataque para os anfitriões poloneses. Aos 40, Piszczek cruzou na área, e o zagueiro Wasilewski tentou colocar de cabeça no ângulo, mas mandou para fora e lamentou muito. No último minuto, para aumentar ainda mais o sofrimento dos poloneses, Kuba arriscou mas a defesa tcheca salvou em cima da linha. Para desespero dos jogadores da Polônia, que desabaram no gramado após o apito final.
FICHA TÉCNICA - REPÚBLICA TCHECA 1 X 0 POLÔNIA
Local: Estádio Municipal de Wroclaw, em Wroclaw (Polônia)
Data: 16 de junho de 2012 (Sábado)
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Craig Thomson (Escócia)
Cartões amarelos: Limbersky, Plasil (República Tcheca); Murawski, Polanski (Polônia)
GOLS: Jirácek, aos 26 minutos do segundo tempo
REPÚBLICA TCHECA: Cech; Gebre Selassie, Kadlec, Sivok e Limberský; Plasil e Hübschman; Jirácek (Rajtoral), Kolár e Pilar; Baros
Técnico: Michal Bílek
POLÔNIA: Tytob; Boenisch, Wasilewski, Perquis e Piszczek; Dudka e Polanski (Grosicki); Obraniak (Pawel Brozek), Murawski (Pawel Brozek) e Blaszczykowski; Lewandowski
Técnico: Franciszek Smuda
Blogger Comment
Facebook Comment