FPF inclui São Bernardo na Copa do Brasil 2013

A Federação Paulista de Futebol (FPF) tomou uma decisão inusitada esta semana ao dar uma das cinco vagas do estado na próxima edição da Copa do Brasil para o São Bernardo, campeão da Série A2 do Paulistão, teoricamente a segunda divisão estadual. Teoricamente porque a entidade alega que as Séries A1, A2 e A3 formam um bloco único na elite, embora apenas equipes do primeiro grupo possam de fato ser campeãs.

Escorada nesse curioso conceito, a federação diz não estar desrespeitando o Regulamento Geral das Competições da CBF, que veta clubes de divisões de acesso em torneio nacional. Segundo o vice-presidente do departamento de competições da federação, coronel Isidro Suita, o Bernô foi incluido por um critério técnico, previamente definido, o que não configura convite, proibido pelo Estatuto do Torcedor. O fato incomodou clubes que tiveram boa participação na Série A1. O caso mais expressivo é o do Mogi Mirim, preterido na indicação embora tenha vencido o Torneio do Interior, competição criada pela FPF justamente para dar prestígio aos times menores do estado. "Se tivesse que premiar uma equipe nada mais justo do que o Mogi Mirim. Apesar de ser campeão do interior, fomos campeões disputando a Série A1, muito mais difícil que a Série A2", disse o gerente de futebol da equipe, Luiz Simplício.

Cartolas de Mirassol, Linense e Oeste também expressaram contrariedade. As outras vagas são para o campeão da Copa Paulista e os três melhores colocados da Série A1: Santos, Guarani e São Paulo. - Todos os anos temos disputado entre os melhores do interior, subimos da Série D para a Série C e não ganhamos nenhuma vaga - reclamou Mauro Guerra, diretor de futebol do Oeste. - Isso dificulta os times que trabalham sério e buscam organizar seu time financeiramente e estamos conquistando em campo - disse Valdir Lins, gerente de futebol do Linense.

LULA - O São Bernardo tem um padrinho forte: o ex-presidente Lula. Apesar de ser corintiano, ele sempre comparece ao Estádio 1º de Maio nos principais jogos do Bernô, como ocorreu na conquista do acesso à elite do Paulistão em 2010 e do título da Série A2 no início deste ano. Nesta última oportunidade, o presidente da CBF, José Maria Marin, e o mandatário da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, também assistiram à partida. Lula e São Bernardo do Campo estão ligados desde 1968, quando o ex-presidente filiou-se ao Sindicado dos Metalúrgicos. Neste período do fim dos anos 70 e início dos 80, ele liderou a greve dos metalúrgicos do ABC e entrou de vez na política. Foi no governo de Lula que o Estádio 1º de Maio foi reformado para se adequar às normas que a FPF exige para a equipe poder mandar seus jogos da Série A1 do Campeonato Paulista. Os investimentos foram feitos pelo prefeito da cidade de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT).

2013 - A partir de 2013 a Copa do Brasil voltará a contar com os times que estão também na Libertadores. A medida é uma resposta às seguidas críticas de queda do nível técnico do torneio com a ausência dos times que estão na disputa internacional - algo que acontece desde 2001. Os classificados para a Libertadores, porém, só entrarão nas oitavas de final da Copa do Brasil. A CBF ainda não definiu se outros clubes grandes precisarão disputar o mata-mata desde o início. Segundo a entidade, o calendário do torneio deve ser divulgado apenas em novembro.

FONTE: Lancenet
Share on Google Plus

About Lucas Valério

    Blogger Comment
    Facebook Comment