United 2 x 1 Liverpool - van Persie brilha e Mourinho só assite

http://pt.uefa.com/MultimediaFiles/Photo/competitions/DomesticLeague/01/91/14/79/1911479_w2.jpg

Autor: Lucas Valério
E
m uma tarde chuvosa em Manchester e sob os atentos olhares de Roy Hodgson, técnico da Seleção Inglesa, e de José Mourinho, treinador do Real Madrid, o Manchester United venceu o Liverpool pelo North West Derby. O maior clássico inglês teve como maior nome o holândes Robin van Persie. O camisa 20 dos Red Devils marcou

Aos especuladores de plantão, Mourinho não esteve em Old Trafford para acertar sua ida ao time inglês e sim observá-lo. Seu Real Madrid enfrentará o United em fevereiro pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. E o luso viu antes do início do jogo o esperado cumprimento entre Patrice Evra e Luiz Suarez. Pura formalidade.

FORMAÇÕES - O Manchester United entrou em campo sem Wayne Rooney e com a seguinte escalação: De Gea; Rafael, Ferdinand, Vidic, Evra; Carrick, Cleverley; Welbeck, Kagawa, Young; Van Persie. Já o Liverpool, com Sturridge no banco, foi a campo escalado por Brendam Rogers com: Reina; Wisdom, Agger, Skrtel, Johnson; Lucas, Gerrard, Allen; Downing, Suarez, Sterling.


Mourinho não viu Rooney, que deve retorna quarta-feira, 16, pela FA Cup contra o West Ham. Mas viu 15 minutos de um jogo sem qualidade, com um Liverpool acuado e um United sem se aproveitar disso. Mas aos poucos as tabelas à frente da área dos Reds deixaram o gol dos anfitriões mais perto.E aí Mourinho pode ver seu maior pesadelo em ação. Robin van Persie. O holândes aproveitou cruzamento da esquerda de Evra e de primeira fez o gol. Lance de muita ingenuidade da defesa do Liverpool.

E a infantilidade seguiu com buracos no miolo da defesa e van Persie, aos 26, quase fez o segundo. Aos 32 Allen, pior em campo, errou passe, recuou para Welbeck e Agger salvou o Liverpool. Oito minutos depois o volante afastou mal e Cleverly por pouco não marcou um golaço em uma bomba de esquerda. O United seguiu na pressão e aos 44, em bom lance do brasileiro rafael pela direita, van Persie quase fez "de letra" e Skrtel salvou.

Um primeiro tempo em que o Liverpool ensinou a Mourinho tudo o que o Real não deve fazer na Liga dos Campeões. E o principal erro foi se sujeitar defensivamente ao time de Manchester. Suarez isolado entre Ferdinand e Vidic e Sterling jogado nas pontas, não ameaçaram o United. Basta ver os números. Segundo a BBC, o primeiro tempo teve 56% de posse de bola para o time de Ferguson. 7 a 1 nas finalizações - 4 a 0 na direção da meta adversária. Ou seja, Cristiano Ronaldo, Benzema, Dí Maria e Özil precisarão ao menos ameaçar os Red Devils para não ficarem pelo caminho.

SEGUNDO TEMPO -  Na etapa final Ferguson colocou Valencia na vaga de Young. Mudança errada, só chamou o Liverpool. Já Brendam Rogers mandou Sturridge na vaga de Lucas Leiva. Poderia ter tirado Allen, mas preferiu sacar o brasileiro que já estava amarelado. O Liverpool voltou com menos medo, mas o United voltou mortal. Aos oito minutos van Persie (sempre ele!), bateu falta da esquerda e Evra, de cabeça fez gol. O desvio de Vidic ajudou, mas o gol foi do francês.

http://pt.uefa.com/MultimediaFiles/Photo/competitions/DomesticLeague/01/91/14/90/1911490_w2.jpg

O gol praticamente definiria o clássico, mas o Liverpool estava diferente da primeira etapa. O United também. Com erros na saída de bola, entregou aos 11 minutos bola para Sterling. Gerrard chutou colocado, De Gea fez ótima defesa, mas Sturridge, no rebote, descontou. O jogo melhorou, ficou equilibrado. Aos 18 minutos Kagawa arrematou de fora e reina fez defesa espetacular. Aos 25 Sturridge perdeu uma de suas outras três chances desperdiçadas. Aos outras foram aos 39 e 45 minutos. Borini também teve sua chance aos 26, mas a bola teimou em não entrar na meta de De Gea, assim como Reina evitou outro gol de letra tentado por van Persie nos acréscimos.

Com a vitória o United chegou a terceira vitória seguida por 2 a 1 contra o Liverpool. Placar que também marcou o último triunfo dos Reds sobre o rival. Os três pontos ainda fizeram os Red Devils dispararem na liderança da Premier League, agora com 55 pontos. Já o Liverpool, com 31 pontos, se manteve na oitava posição.

Crédito das imagens: Getty Images

ÚLTIMOS DUELOS ENTRE MANCHESTER UNITED E LIVERPOOL:

Data Tima da Casa Placar Tima visitante Local Competição
6 Março 2011 Liverpool 3x1 Manchester United Anfield Premier League
15 Outubro 2011 Liverpool 1x1 Manchester United Anfield Premier League
28 Janeiro 2012 Liverpool 2x1 Manchester United Anfield FA Cup
11 Fevereiro 2012 Manchester United 2x1 Liverpool Old Trafford Premier League
23 Setembro 2012 Liverpool 1x2 Manchester United Anfield Premier League
Share on Google Plus

About Lucas Valério

    Blogger Comment
    Facebook Comment